Sunday, November 3, 2013

reflexão que fiz no outro dia a tomar duche *

sempre tive alergia ao "bullshiting", ie, à mentira premeditada com o objectivo de enganar ou manipular alguém. sendo isto algo muito comum na política, nas vendas e nas chefias, não supreende, portanto, que eu sofra de incapacidade crónica para exercer qualquer uma destas funções.
o que eu noto é que, com o passar dos anos, o meu radar está cada vez mais sensível (chamem-lhe cinismo se quiserem, eu chamo de astúcia) e noto muito mais facilmente (e muito mais frequentemente) quando alguém está a emitir a dita "bullshit" (quer seja intencional, quer não - numa espécie de tentativa de se auto-convencer de que acredita mesmo no que está a dizer ou que vai fazer mesmo o que está a prometer).
resultado: a alergia está cada vez pior e começa a ser insuportável para mim ouvir mais do que cinco minutos de conversa da "banha da cobra".
para a maioria das pessoas serei uma fraca ou uma tótó - e, de facto, esta alergia presta-se a que pareça isso, já que nunca irei subir na vida à conta dela: não dou graxa, não dou conversa "mole", não entro em joguinhos e politiquices, digo o que penso em vez de dizer o "políticamente correcto" ou o que gostariam de ouvir....
enfim.... num país cheeeeio de xico-espertos e politiqueiros da treta, faz com que eu não tenha onde me "esconder", mas posso sempre tentar a minha sorte num zoo: a ideia de me enfiar na jaula de um leão para lhe atirar um naco de carne causa-me muitíssimo menos stress do que a ideia do que ter de fazer de conta que acredito em discursos ocos ou, milhões de vezes pior, ser obrigada a participar numa farsa dessas e fazer eu o dito discurso.


(* único sítio onde tenho algum sossego)


No comments:

Post a Comment